A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ) é parte integrante do Sistema Fecomércio RJ, composto também por Sesc RJ, Senac RJ e IFec RJ. A instituição é formada por 59 sindicatos patronais fluminenses e representa os interesses de todo o comércio de bens, serviços e turismo do estado. O setor reúne mais de 323 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e representam 68% dos estabelecimentos fluminenses, gerando mais de 1,6 milhão de empregos formais no total, que equivalem a 61% dos postos de trabalho com carteira assinada no estado do Rio de Janeiro.

Sesc RJ

Fundado em 1946, o Serviço Social do Comércio é uma entidade privada e sem fins lucrativos, com o objetivo de proporcionar bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores deste setor e suas famílias, além da população de forma geral. Crianças, jovens, adultos e idosos são beneficiados com atividades nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, estimulando sempre a solidariedade, a dignidade humana e a transformação social.

Mesa Brasil

Este é o programa de segurança alimentar do Sesc RJ. Uma rede nacional de bancos de alimentos que combate a fome e o desperdício, levando de quem pode doar até quem precisa receber. Assim, são promovidas a cidadania e a melhoria na qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza em uma perspectiva de inclusão social que oferece, ainda, diversas ações educativas.

Mesa no Campo

Cerca de 35% da produção agrícola no país acaba no lixo. Uma triste realidade que deu origem ao Mesa no Campo. Uma parceria com a Associação de Agricultores de Nova Friburgo que arrecada alimentos próprios para consumo, porém fora dos padrões de comercialização ou excedentes de produção, e que não seriam colhidos. Eles são repassados ao programa Mesa Brasil e doados às instituições cadastradas.

Cursos para profissionalização ou hobby. E por que não os dois?

Seja qual for a receita de sucesso a seguir na gastronomia, o Senac RJ tem diversos cursos para quem quer surpreender em Cozinha, Confeitaria, Panificação, Bebidas, Serviços ou todas essas opções reunidas. Além de Instrutores experientes que atuam no mercado, o Senac RJ conta com um time estrelado de Chefs Embaixadores que são pura inspiração no preparo dos alunos. Confira:

Christophe Lidy

Cozinha Francesa

Silvana Bianchi

Cozinha Italiana

Frédéric Monnier

Panificação

Frédéric de Maeyer

Confeitaria

Teresa Corção​

Cozinha Brasileira

Danio Braga

Cozinha Mediterrânea

Joca Mesquita

Competições Senac de Educação Profissional

Banco de Oportunidades

Aproximando profissionais e empresas.

De um lado, as melhores empresas oferecendo suas vagas. Do outro, os alunos do Senac RJ preparados para ocupá-las com habilidade técnica e comportamental. Criado para atender gratuitamente a esses dois públicos, o Banco de Oportunidades torna esse encontro mais ágil e bem-sucedido.

Além das vagas cadastradas, os alunos participam de diversas iniciativas de desenvolvimento de carreira e de suas soft skills, o que torna seu perfil profissional mais adequado às necessidades das organizações. Como parceiras cadastradas no Banco de Oportunidades, essas empresas passam a ter acesso direto aos talentos capacitados pelo Senac.

Portfólio de Turismo

Roteiro para a melhor formação profissional.

No Senac RJ a capacitação e o aperfeiçoamento do profissional de Turismo começam com qualificação técnica, aprendizado na prática e uma visão muito próxima do mercado de trabalho e suas necessidades.

São diversos cursos, com destaque para o Técnico em Guia de Turismo e a Graduação Tecnológica em Hotelaria, além de workshops, que têm rápida duração e são voltados para quem já atua na área e deseja se desenvolver cada vez mais.  

EAD

Capacitação profissional que vai aonde o aluno está.

Com uma ampla oferta de cursos em diversos níveis de formação e áreas de conhecimento, a Educação a Distância leva a excelência do Senac a um número ainda maior de pessoas, proporcionando sua rápida inserção no mercado de trabalho e mais flexibilidade para que elas possam continuar estudando onde e quando quiserem.

Como no modelo presencial, o desenvolvimento de competências essenciais para um bom desempenho profissional, como organização, proatividade e responsabilidade, também está presente no EAD do Senac. A diversidade de recursos e mídias oferecidos permite estimular diferentes formas de aprendizagem, que contribuem para que o aluno tenha mais envolvimento com os conhecimentos abordados.